Segunda, 27 de Setembro de 2021
(92) 992559421
Anúncio
Cidades Detran-Am

Aprovado projeto que proíbe apreender veículos por dívidas do IPVA no AM

Assembleia Legislativa aprovou o PL que não autoriza a apreensão de veículos por débitos do IPVA

20/08/2021 09h04
132
Por: Redação Fonte: Assessoria
(Foto: Divulgação/Detran)
(Foto: Divulgação/Detran)

MANAUS – A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou o Projeto de Lei nº 241/2019 que proíbe a apreensão de veículos por débitos do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) em operações do Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas). A iniciativa é do deputado Wilker Barreto (sem partido).

De acordo com o PL, o Estado não pode levar o veículo como forma de cobrar quem estiver em débito com o tributo, conforme artigo 150, Inciso IV, da Constituição Federal. A medida configura meio coercitivo abusiva e considerada ilegal e inadmissível pelo STF (Supremo Tribunal Federal). “Em matéria de imposto, você não pode apreender bens para obrigar a cobrança, salvo todo um processo administrativo judicial. Nós não estamos isentando o IPVA, mas se esta moda pega, quando você estiver com atraso de IPTU, você não entra em casa”, diz o deputado.

Barreto afirma que a não apreensão do veículo não isenta as dívidas de IPVA e diferenciou a cobrança do imposto da taxa de licenciamento anual. “O que libera o veículo para rodar é o licenciamento, o IPVA é o imposto. O que não pode é você, por motivos de dívidas, estar com seu IPVA em atraso, não ter o seu nome na dívida ativa, não ser notificado e ter o seu veículo recolhido ao parqueamento”.

Leia o Projeto de Lei nº 241/2019 completo AQUI.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Nhamundá - AM
Atualizado às 07h50 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

27° Sensação
2.3 km/h Vento
70.7% Umidade do ar
83% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias