Quinta, 28 de Outubro de 2021
(92) 992559421
Anúncio
Cidades Operação

PF apura concessão de auxílio-reclusão para pessoas que não foram presas no Amazonas

O prejuízo causado ao INSS supera o valor de R$ 2 milhões, segundo a PF

23/09/2021 07h38
123
Por: Redação
(Foto: Marcello Casal Jr/ABr)
(Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

MANAUS – A Polícia Federal no Amazonas deflagrou a Operação Falsum Captivi que investiga a concessão de auxílio-reclusão para pessoas que não foram presas. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (22) e investiga possíveis práticas de crimes como pertencimento a organização criminosa, fraude na concessão de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), falsificação de documento público e uso de documento falso.

Os agentes federais cumpriram mandados judiciais expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Amazonas, sendo 15 de busca e apreensão no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), um mandado de busca e apreensão e um de prisão temporária cumprido em Manaus.

As investigações mostram que um agenciador fabricava certidões de cárcere para pessoas que não foram presas ou com antecipação da data da prisão, e requeria o benefício de auxílio-reclusão ao INSS. Com isso, a pessoa recebia, indevidamente, valores retroativos do órgão.

Com as buscas, a Polícia Federal apura a participação de outros envolvidos na fraude e se houve participação de servidores públicos. O prejuízo causado ao INSS supera o valor de R$ 2 milhões.

Os indiciados poderão responder pelos crimes de estelionato previdenciário e falsificação de documento público, e, se condenados, poderão cumprir pena de até 12 anos e 8 meses de reclusão.

O nome da operação, que do latim significa “falsos presos”, é uma alusão aos instituidores dos benefícios fraudados, considerando que muitos deles sequer foram presos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Nhamundá - AM
Atualizado às 02h12 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

24° Sensação
3.3 km/h Vento
83.2% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias